COMO OBTER UM CÓDIGO DE BARRAS

O código de barras representa visualmente dados através da variação da largura e espaçamento de uma sequência de linhas paralelas combinada com um número – o GTIN.

Como seria ir ao supermercado se os produtos não tivessem código de barras? E se, no ato de pagamento, a informação de produto não fosse lida automaticamente? Seria muito menos ágil, menos rigoroso.

Quando um produto é vendido, em loja física ou online, precisa de estar identificado e garantir que essa identificação é única, inequívoca e global, assente num GTIN (Global Trade Item Number) – o número que encontramos nos códigos de barras – como se de um bilhete de identidade de produto se tratasse.

O GTIN é o código de identificação do produto, o standard internacionalmente reconhecido, que inaugurou a distribuição moderna e é usado por produtores, retalhistas e marketplaces em todo o mundo. O GTIN é construído a partir do CEP – o código de identificação de empresa. O GTIN e o CEP são dois dos códigos que fazem parte do Sistema Global GS1. A GS1 Portugal é a única entidade autorizada a gerir o Sistema Global GS1 e a atribuir códigos GS1, em Portugal. Estes códigos apenas podem ser atribuídos a associados da GS1 Portugal que adiram à nossa associação.

Os benefícios do código de barras... em 90 segundos

Como obter um GTIN?

É simples. Siga estes passos e comece agora a identificar os seus produtos:

Se ainda não é Associado

Adira online à GS1 Portugal e solicite GTIN de acordo com as necessidades do seu negócio.

Se já é Associado

Entre na área do associado, solicite um GTIN para o seu produto, crie o seu código e faça donwload!

Tem questões?

Estamos disponíveis
das 9h às 18h
info@gs1pt.org
+351 21 752 07 40

Preços e condições comerciais

Consulte a nossa Tabela.

Para que serve o código de barras?

O código de barras é um instrumento comercial, facilita a venda dos produtos, mas não só: para além disso, identifica-os de forma única, inequívoca e global, garante que se movem na cadeia de abastecimento com a informação correta e completa, até chegarem ao consumidor final.

O que significa o código de barras?

O código de barras representa visualmente dados através da variação da largura e espaçamento de uma sequência de linhas paralelas combinada com um número – o GTIN. Esses dados são legíveis por equipamentos eletrónicos dotados de infravermelhos. 

A GS1 Portugal atribui o prefixo do país e da empresa. A referência do produto é definida pela empresa. O dígito de controlo pode ser calculado.

A estrutura mais utilizada do GTIN para produtos tem 13 dígitos e constrói-se da seguinte forma:

O que é o CEP e como se obtém?

O CEP – Código de Empresa Portuguesa (ou GCP – Global Company Prefix) é uma estrutura numérica que identifica, de forma inequívoca e global, uma entidade, podendo variar entre 7 e 11 dígitos. Os três primeiros dígitos constituem o Prefixo da organização-membro da GS1. Para a GS1 Portugal o prefixo é 560.

O CEP apenas pode ser utilizado por associados da GS1 Portugal. Adira à GS1 Portugal e obtenha o seu Código de Empresa Portuguesa (CEP/GCP)!

O Sistema Global GS1 é composto por diversos códigos. A atribuição e autorização de utilização desses códigos depende da obtenção da qualidade de associado da GS1 Portugal, bem como do cumprimento das regras específicas relativamente a cada código. Estes são alguns dos códigos que os associados da GS1 Portugal poderão solicitar:

  • GTIN-8 (EAN-8): Identifica unidades de consumo de dimensões reduzidas. É atribuído exclusivamente pela GS1 Portugal e processado pelos pontos de venda das lojas;
  • GTIN-14 (ITF-14) – Identifica unidades de expedição de forma a facilitar processos de gestão de armazém (inventário, manipulação e preparação de pedidos). É atribuído pelo detentor do CEP e não se destina a ser processado pelos pontos de venda nas lojas.
  • GS1-128 (EAN/UCC-128) – Identifica unidades comerciais que não se destinem a ser processadas nos pontos de venda das lojas, nomeadamente unidades de transporte ou logísticas. É atribuído pelo detentor do CEP;
  • GLN – Global Location Number – é o standard GS1 que identifica a localização física de entidades. É um código numérico de 13 dígitos, criado para melhorar a eficiência da comunicação entre parceiros comerciais, uma vez que é esta identificação, única e inequívoca, que torna possível a troca eletrónica de documentos de negócio assim como a sincronização dos dados de produto. Permite a identificação de entidades legais (empresas, filiais, subsidiárias ou fornecedores, clientes, bancos, entre outros), funcionais (departamentos da empresa) e físicas (áreas de um edifício, armazém, locais de entrega)
  • SSCC – Serial Shipping Container Code / Código de Série da Unidade Logística – standard que permite a identificação exclusiva e serializada de unidades logísticas. Deve estar associado à etiqueta logística.

Prefixo 560


O prefixo ‘560’ pode ser atribuído pela GS1 Portugal:

  • a um produto de uma empresa de outro país que constitua filial/sucursal em Portugal, ou tenha um registo comercial português, independentemente da origem do produto; 
  • a um produto importado por uma empresa portuguesa, que o coloque no mercado português com marca própria;
  • a um produto exportado por uma empresa portuguesa, já que os códigos GS1 são reconhecidos em qualquer ponto de venda do mundo.

Quer saber quem usa um código de barras GS1?

Procure no GEPIR, o registo internacional de empresas que utilizam o sistema GS1.