Estudos de Níveis de Serviço

O que não se mede não se pode melhorar

Este é o ponto de partida para um estudo pioneiro e disruptivo que avalia, simultaneamente, os níveis de serviço e a relação comercial entre parceiros de negócio. O objectivo? Conhecer como os seus clientes avaliam a qualidade do seu serviço e como se posiciona relativamente aos seus concorrentes.

Este estudo acontece anualmente e  funciona como uma plataforma colaborativa que permite aos parceiros de negócio avaliarem-se mutuamente. Da análise dos resultados obtêm-se os pontos fortes e os níveis de serviço a melhorar, de forma a reestruturar a cadeia para que consigam implementar as melhores práticas de mercado, quer em termos logísticos quer em termos comerciais (colaboração e relação entre parceiros).

Os benefícios

Como funciona?​

Como participar?

Entre em contacto connosco através do +(351) 21 752 07 51 ou envie um e-mail para benchmarking@gs1pt.org.

 

Algumas das empresas que já participaram


Grande Consumo

Este é o setor de origem deste estudo. Surgiu em 2009 na GS1 Espanha e foi implementado no mercado português em 2013, através da GS1 Portugal. 80% das insígnias do retalho participa anualmente neste estudo.

Área Logística

Avalia o nível de eficiência dos fabricantes do grande consumo no fluxo Order to Cash, incluindo aspetos chave como prazos de entrega, planeamento, gestão administrativa, capacidade de reação e colaboração, entre outros fatores.

Objetivo? Identificar oportunidades de melhoria dos fornecedores, resultante das avaliações do nível de serviço oferecido pelos fabricantes do grande consumo aos retalhistas, nas entregas às plataformas e às lojas da distribuição.

Área Comercial

Avalia os momentos chave da relação entre fabricante-distribuidor: a negociação com os responsáveis de compra desde o ponto de vista da Central à execução da proposta comercial nos pontos de venda.

Objetivo? Fornecer às empresas fabricantes uma ferramenta para conhecer como a distribuição valoriza as suas atividades comerciais e como se posicionam os seus concorrentes. A avaliação é realizada nas Centrais e nas Lojas, distribuídas geograficamente.”
Saúde

Depois do sucesso da edição no Grande Consumo, o estudo foi adaptado para a área da saúde. Acontece em Portugal desde 2016.

Área Logística & Área Comercial

Avalia o nível de serviço logístico e a relação comercial entre os parceiros de negócio, para identificar oportunidades de melhoria dos fornecedores em relação a entregas, prazos de entrega, gestão administrativa e capacidade de reação, entre outros fatores.

Objectivo? Fornecer aos Laboratórios Farmacêuticos e Dermocosméticos uma ferramenta para conhecer como os seus clientes Retalhistas, Armazenistas e Farmácias de Oficina avaliam a qualidade do seu serviço e como os laboratórios se posicionam relativamente aos seus concorrentes.