GS1 Portugal ajuda a medir, reduzir e reportar impacto das empresas

Com o objetivo de promover o desenvolvimento e divulgação de medidas promotoras da sustentabilidade, a GS1 Portugal, entidade responsável pela implementação de standards para a promoção de uma maior eficiência ao longo de toda a cadeia de valor, associa-se à primeira comemoração do Dia Nacional da Sustentabilidade, a GS1 Portugal com a apresentação de um portefólio de serviços de apoio às empresas na medição, redução e reporte do seu impacto no planeta e na sociedade.

Constatando que, para as organizações, a sustentabilidade começa a ser perspetivada como uma “licença para operar” e uma condição de negócio, a GS1 Portugal disponibiliza à comunidade empresarial uma oferta integrada de serviços composta por consultoria em standards e rastreabilidade, cálculo de emissões de gases de efeito de estufa, o programa Lean & Green de redução de emissões nas operações logísticas e de transportes e relatório de sustentabilidade.

O Pacto Ecológico Europeu, a Diretiva de Alegações ambientais, o Regulamento de Divulgação de Finanças Sustentáveis e, mais recentemente, a Diretiva de Relato Corporativo de Sustentabilidade (CSRD – Corporate Sustainability Reporting Directive) colocam às empresas desafios mais ambiciosos quanto à medição, monitorização, relato e, em alguns aspetos, redução, do impacto das suas operações no ambiente, na sociedade e em termos de governança.

Nesse sentido, a GS1 Portugal propõe apoiar as empresas na resposta às novas obrigações que terão de assumir em matéria de sustentabilidade com esta oferta de serviços promotores da sustentabilidade.

O Sistema de Standards que a GS1 Portugal – Codipor representa em Portugal há 37 anos, quando viabilizou a utilização, entre outros standards, do código de barras, é, em si, condição de sustentabilidade pela eficiência e rastreabilidade que permite. Complementarmente à análise dos benefícios inerentes à utilização de standards na rastreabilidade e eficiência dos processos nas organizações – com impacto em sustentabilidade – a GS1 Portugal põe ao serviço da comunidade empresarial um serviço de cálculo das emissões de dióxido de carbono, de âmbito 1, 2, e 3, abrangendo as emissões da totalidade da cadeia de valor.

Em particular para as emissões inerentes às operações logísticas e de transportes, a GS1 Portugal coordena em Portugal e convida as empresas com operação logística e de transporte, direta ou indireta, a integrar o programa Lean & Green. Nesta certificação ambiental, as empresas participantes propõem-se uma redução inicial de 20% das suas emissões inerentes a este tipo de operações. Esta meta de redução inicial é sucedida de metas de redução subsequentes, previamente definidas, revistas e validados por auditoras independentes, tendo como objetivo final a descarbonização, em linha com o previsto no Acordo de Paris e no Pacto Ecológico Europeu. Este programa já permitiu a redução de 2,5 megatoneladas de dióxido de carbono equivalente.

Para apoiar as empresas na sistematização de todas as suas evidências de impacto em termos ambientais, sociais e de governança (ESG – environmental, social and governance), a GS1 Portugal concebeu um serviço de elaboração e apoio à auditoria de Relatórios de Sustentabilidade, em reposta à Diretiva de Relato Corporativo de Sustentabilidade.

“A GS1 Portugal perspetiva a sustentabilidade como uma alavanca estratégica, com potencial impacto transversal em toda a sua atividade. Os serviços que disponibilizamos são agentes de eficiência que promovem um impacto favorável das empresas em termos ambientais, sociais e de governança, assente, entre outros aspetos, na rastreabilidade, na eficiência inerente à adoção de standards de negócio e na descarbonização, sem nunca descurar a dimensão social da operação – as pessoas -, e da governança. Adicionalmente, às empresas, acrescentam atributos à reputação, valor à experiência de consumidores e clientes e evidências ao cumprimento das expectativas das partes interessadas.”, explica João de Castro Guimarães, Diretor Executivo da GS1 Portugal. “A interoperabilidade dos sistemas de partilha de dados e a colaboração entre os vários interlocutores das cadeias de abastecimento são essenciais para tornar os negócios mais transparentes, eficientes e sustentáveis.”, conclui.

As empresas são cada vez mais avaliadas pelo seu impacto e pela sua capacidade de ação. Nesse contexto, os serviços de sustentabilidade disponibilizados pela GS1 Portugal podem oferecer evidências de compromisso com a sustentabilidade, por parte das empresas.

Para mais informações, por favor, contactar a GS1 Portugal por e-mail (info@gs1pt.org) ou consultar o website.

Veja as restantes notícias