GS1 Portugal recebe certificação de qualidade de dados dos produtos

SONY DSC“A GS1 Portugal demonstrou 100% de conformidade, sendo-lhe atribuída a certificação em Serviços de Dados-Mestre”. Foi este o resultado da auditoria realizada pela GS1 Global Office à GS1 Portugal. A auditoria incidiu sobre o trabalho desenvolvido nos últimos anos pela GS1 Portugal na área da recolha, tratamento e melhoria da qualidade dos dados dos produtos que culminou num serviço completo e estruturado: o 560 Validata.

Nos dias 22 e 23 de maio, a GS1 Portugal recebeu a auditora Carolyn Lee, do Global Office da GS1, para realizar uma auditoria ao serviço prestado pela GS1 Portugal que permite a melhoria da qualidade dos dados-mestre dos produtos (dados comerciais, nutricionais, de marketing e logísticos) que circulam online e offline.

Garantir a qualidade dos dados é uma das linhas estratégicas da GS1 Portugal. Por isso, em 2009, iniciou um projeto de verificação da fiabilidade de leitura de códigos de barras dos produtos, nas lojas de retalhistas da distribuição moderna, com o objetivo de avaliar a correta utilização dos Standards GS1. Este projeto foi mais tarde alargado aos Standards GS1 utilizados nos armazéns do retalho, em 2015, incluindo a análise da Etiqueta Logística GS1-128. Entretanto, e decorrente da necessidade de partilhar dados fidedignos de produtos entre parceiros de negócio, em 2014, a GS1 Portugal lançou a plataforma SYNC PT, a qual permite a sincronização de dados-mestre e imagens de produtos, bem como o seu acesso ao mundo digital e ao E-commerce.

Contudo, a GS1 Portugal quis ir mais longe e prestar um serviço mais completo. Nesse sentido, em 2016, criou o 560 Validata, um serviço que permite a recolha (em loja, em armazém, ou no Laboratório de dados da GS1 Portugal), o tratamento e a análise dos dados-mestre dos produtos para, posteriormente, serem publicados online e sincronizados através da nossa plataforma SYNC PT.

O Master Data Services Self-Certification é um programa global que surge para certificar as organizações-membro da GS1, como é o caso em apreço da GS1 Portugal, que prestem serviços na área da certificação da qualidade dos dados dos seus produtos, ajudando assim as empresas (de pequena, média e grande dimensão) a garantir a correta informação dos dados dos seus produtos, enquanto ativo estratégico para as marcas e empresa, respondendo assim aos atuais requisitos do mercado ao nível do E-commerce, da regulamentação (local e global) e às exigências dos próprios consumidores.

Portugal foi um dos quatro países integrados no projeto inicial da GS1 Global Office – a par com EUA, Colômbia e Austrália – que culminou nesta certificação, tendo-se destacado pelo “alto nível de competência e aprendizagem”, como afirma a auditora. As imagens, integralmente recolhidas e tratadas pela equipa, são outro dos pontos fortes do serviço 560 Validata, diferenciando-se pelo elevado grau de excelência. A auditora referiu ainda que o serviço da GS1 Portugal servirá de modelo para outras organizações-membro em todo o mundo. Esta auditoria está inserida no programa Master Data Services Self-Certification, um projeto levado a cabo pela GS1 Global com o objetivo de melhorar a qualidade dos dados-mestre dos produtos que circulam, online e offline, promovendo uma maior eficiência do mercado, na área da qualidade e partilha de dados, especificamente:

  • Melhorar a qualidade dos dados na origem e ao longo das cadeias de valor a nível global;
  • Melhorar a informação disponibilizada ao consumidor: a qualidade dos dados e das imagens são um reflexo da qualidade dos produtos;
  • Aumentar as vendas, uma vez que os consumidores online priorizam a compra de produtos que tenham informação precisa e imagem associada;
  • Peso, volumetria e imagens conformes com os Standards GS1;
  • Informação completa e precisa para planeamento de espaços (lineares);
  • Cumprir com os regulamentos em vigor, locais e globais (p.e.: Regulamento (UE) n.º 1169/2011)

João Guimarães, Diretor-Executivo da GS1 Portugal afirma, “independentemente de ainda existirem pontos a melhorar, particularmente na documentação de processos, o resultado desta auditoria é excelente e deixa-nos muito satisfeitos. Representa o reconhecimento internacional de um serviço da GS1 Portugal – o 560 Validata – iniciado há alguns anos. Uma distinção que muito nos orgulha e que, certamente, nos ajudará a alcançar a nossa visão, definida no Plano Estratégico 2015-18/20, em sermos cada vez mais um Parceiro de Confiança das empresas nossas Associadas, particularmente no seu acesso ao E-commerce e ao mundo digital”.