“O que não se mede não se pode melhorar”

Este é o ponto de partida para os Estudos dos Níveis de Serviço da GS1 Portugal, cujos resultados têm vindo a ser apresentados nas edições do nosso Observatório de Tendências.

É tempo agora de olhar para o estudo mais antigo dos, também designados, Benchmarkings: Supply Chain Grande Consumo.

Com início em 2013, o Estudo Supply Chain Grande Consumo vai, em 2019, para a 7ª edição, estando já a decorrer a fase avaliação entre fornecedores e retalhistas.

Saiba mais aqui sobre os Estudos dos Níveis de Serviço

Este ano contamos com a participação de oito retalhistas – Pingo Doce, Sonae, Recheio, DIA, Auchan, Coviran, Intermarché e, pela primeira vez, a Makro, e 30 fornecedores.

A apresentação dos resultados foi antecipada para junho, com o objetivo de possibilitar às empresas a inclusão de medidas de melhoria nos seus planos de ação.

Novidades

Ao auscultar os participantes através de um questionário de satisfação, a cada edição, implementamos melhorias de forma a responder às necessidades e expectativas das empresas participantes.

No quadro abaixo, verificam-se alguns tópicos da evolução do Estudo Supply Chain Grande Consumo, numa comparação entre a primeira edição e a atual. Em particular, das melhorias verificadas este ano, destacamos:

  • Avaliação mais detalhada dos retalhistas, incluindo mais pontos de análise, como por exemplo:
    • Gráficos de monotorização de performance;
    • Fichas técnicas por cliente que incluem as prioridades, pontos fortes e oportunidades de melhoria;
    • Grupo de análise dedicado à dinâmica promocional;
  • Partilha de mais informação entre fornecedores da mesma categoria de produto.

Recorde-se que neste estudo podem participar todas as empresas, Associadas da GS1 Portugal, que atuem no setor dos Fast Moving Consumer Goods, com fornecimento a Retalhistas.

Desenvolvemos o mesmo tipo de estudo no setor do Grande Consumo para a área Comercial. Participe e tenha acesso a um relatório detalhado sobre como pode melhorar a relação com os seus clientes.