Portugueses mais cuidadosos com o dinheiro

Os dados do estudo TGI da Marktest mostram que são mais de 5 milhões os portugueses que consideram ter actualmente mais cuidado com o dinheiro, um valor que representa 62.4% dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Este valor corresponde ao número de indivíduos que, relativamente à frase ” Hoje em dia gasto dinheiro com mais cuidado do que antes”, indicaram as opções “Concordo Totalmente” ou “Concordo”.

Os resultados apresentados sugerem um cuidado actual com o dinheiro que é, de um modo geral, transversal a todos os segmentos.

Tanto os homens como as mulheres concordam com a frase apresentada: 63.1% e 61.6%, respetivamente.

Entre as classes sociais, a variação na opinião também é reduzida, com a concordância relativamente à frase a oscilar entre 62.1% nas classes Baixa e Média Baixa e 63.1% nas classes Alta/Média Alta.

No que diz respeito aos dados distribuídos por região Marktest, verifica-se que 59.9% dos inquiridos do Interior Norte concordam que hoje em dia têm mais cuidado com o dinheiro do que antes. A percentagem de concordância vai subindo em todas as regiões até aos inquiridos do Litoral Centro, que é de 68.3%.

As taxas de acordo (“concordo” ou “concordo totalmente”) são um pouco mais dispersas entre os vários grupos etários, com os mais jovens a apresentar valores inferiores à média (53.9%).

As taxas de acordo (“concordo” ou “concordo totalmente”) são também bastante diversas entre os vários grupos etários, com os mais jovens a apresentar um valor superior à média (61.4%).

Entre as classes sociais, a menor taxa de acordo com esta frase é encontrada junto dos indivíduos das classes mais elevadas.

Os dados e análises apresentadas fazem parte do estudo TGI, propriedade intelectual da Kantar Media, e do qual a Marktest detém a licença de exploração em Portugal, é um estudo único que num mesmo momento recolhe informação para 17 grandes sectores de mercado, 280 categorias de produtos e serviços e mais de 3000 marcas proporcionando assim um conhecimento aprofundado sobre os portugueses e face aos seus consumosmarcashobbiesLifestyle econsumo de meiosPresente em mais de 60 países nos 5 Continentes, o TGI poderá ainda caracterizar mercados internacionais com vista ao conhecimento dos consumidores além fronteiras.