Redes de colaboração: a chave do sucesso

No dia 11 de Janeiro, a GS1 Portugal organizou um evento setorial, dedicado aos profissionais da área comercial. Neste sessão foi lançado o novo estudo de níveis de serviço da GS1 Portugal que avalia a relação comercial entre parceiros de negócio. O evento contou ainda com a apresentação de um orador convidado sobre como a colaboração surge entre as empresas em Portugal.

“Avalie se o fornecedor desenvolve o Sortido em colaboração com a distribuição”. Este é um exemplo de uma pergunta que passará a ter resposta no novo estudo lançado pela GS1 Portugal. Falamos do Estudo dos Níveis de Serviço Comercial que vai avaliar a relação entre parceiros de negócio e o nível de colaboração entre as partes. No total, fornecedores e retalhistas irão avaliar-se mututamente em 5 áreas:

  1. Desenvolvimento da Categoria
  2. Relação comercial e gestão do ponto de venda
  3. Aprovisionamento e resolução de incidentes
  4. Promoções
  5. Sortido

Os questionários são adaptados a fornecedores e retalhistas. No final são ainda recolhidas as tendências identificadas pelos retalhistas para os próximos anos.

O lançamento teve lugar na Sede da GS1 Portugal e contou com a participação de Pedro Moreira, Professor Universitário e autor do livro “Liderança e Cultura de Rede em Portugal – casos de sucesso” que abriu a sessão com uma apresentação sobre o papel determinante da colaboração na satisfação dos clientes e no crescimento do negócio. Com a experiência adquirida no âmbito da sua investigação, partilhou com os presentes como a colaboração não é uma carcaterística cultural em Portugal, dando a chave para alterar esta realidade.

A sessão terminou com uma visita ao Centro de Inovação e Competitividade da GS1 Portugal.

sdr dav sdr sdr