Precisa de um código LEI? Nós ajudamos.

O Legal Entity Identifier ou LEI é um código internacional que permite a identificação, clara e inequívoca, das entidades legais. Desde 2018 que é obrigatório para a realização de transações financeiras. O LEI é um código único e permanente, passível de portabilidade.

A GS1 Portugal é a primeira entidade portugesa a obter o estaturo de Registration Agent (Agente Registado). Desta forma, as empresas passam a ter um agente nacional para simplificar o processo de atribuição e/ou renovação de códigos LEI.

Preciso de um código LEI » Contacte-nos


Na sequência da Diretiva 2014/65/EU, a partir de 2018, o código LEI passou a ser obrigatório a execução de transações sobre instrumentos financeiros admitidos à negociação em mercados organizados (exemplo: ações, obrigações)


A GS1 Portugal passa assim a mediar a relação entre as empresas e as entidades certificadas para a emissão do código LEI – Local Operating Units (LOU).

Para informações adicionais consulte www.lei.direct


O que é um Registration Agent?

É um agente autorizado pelas LOU – neste caso específico a GS1 Portugal é assignada pela GS1 – que tem como principais responsabilidades:

  • Atuar junto das entidades jurídicas enquanto facilitador do processo de solicitação de um LEI, utilizando a plataforma global das LOU (Local Operating Units);
  • Validar os dados de referência da entidade legal de acordo com as autoridades locais;
  • Garantir todas as comunicações com o cliente, incluindo suporte de helpdesk;
  • Divulgar e apoiar o serviço de atribuição de LEI junto das entidades jurídicas.