Retalho & Bens de Consumo

Já imaginou como seria fazer compras sem um código de barras?

40 anos separam o primeiro “bip” dos cinco mil milhões que hoje se ouvem nos pontos de venda, todos os dias, em todo o mundo. Em Portugal, ouviu-se pela primeira vez em 1985, marcando o nascimento da GS1 Portugal e o início da Distribuição Moderna no nosso país.

A introdução de códigos de barras no setor do Retalho & Bens de Consumo foi – e é! – essencial para a exatidão na gestão de stocks, para a automatização nos processos de inventário e de compra e, claro, para o sucesso das empresas e para a satisfação dos consumidores.

O que começou por ser uma forma de acelerar o processo de compra no ponto de venda representa, hoje, um universo de eficiência que proporciona milhares de euros de poupança às empresas e maior exatidão e visibilidade da informação de produto – do prado ao prato.

Ao longo dos nossos 30 anos de existência, empenhámo-nos em criar boas práticas e standards que facilitam uma abordagem comum à rastreabilidade, independentemente do local de produção, transporte e entrega dos produtos.

E quando os produtos são alimentares, os standards são também uma garantia de segurança do consumidor e de conformidade com a legislação nacional e europeia (por exemplo, o Regulamento Europeu de Informação ao Consumidor 1169/11).

Em plena era da economia digital, nós também promovemos a adoção de standards para facilitar a qualidade e a visibilidade dos dados de produto (nutricionais e imagens de produto) em catálogos eletrónicos e aplicações móveis.

Porque “ver é comprar”: seja à distância de um “clique” ou de um “bip“.

GS1_Icon_Retail_RGB_2014-12-17

 

Que código devo usar?

Saiba aqui quais os standards adequados ao setor do Retalho.

Precisa de um Código de Barras?

Veio ao sítio certo.

Saiba como aqui.

Plataforma Sync PT

Gerir dados de produto de forma eficiente com os seus fornecedores/clientes? Adira à plataforma de sincronização de dados-mestre aqui.

Sabia que…

Todos os dias, cinco mil milhões de códigos de barras passam pelos pontos de venda em todo o mundo?

João Gaspar Lopes Ribeiro, Membro fundador CODIPOR

“Foi uma revolução nas áreas da produção e da distribuição, permitindo a introdução de meios de controlo e funcionalidades que não seriam possíveis se o sistema de codificação não fosse introduzido.”