SETOR DA SÁUDE

O que fazemos neste setor?

Codificação: identificação única de pessoas, produtos e localizações

As chaves de identificação GS1 são utilizadas no setor da saúde, com vista a garantir a transparência da cadeia de valor e dos processos de prestação de cuidados por profissionais de saúde a doentes.

Estas chaves permitem a identificação de pessoas, produtos e localizações, de modo normalizado, para que os dados capturados sejam consistentes.

Rastreabilidade e Interoperabilidade

Colaboramos com todos os interlocutores do setor da saúde para ampliar a utilização do Sistema de Standards GS1 na respetiva cadeia de valor e na gestão da prestação de cuidados de saúde a doentes.

Os standards GS1 garantem a identificação única e inequívoca de pessoas, produtos e localizações, permitindo a rastreabilidade de toda a cadeia de valor da saúde e dos processos de prestação de cuidados a doentes.

Atendendo a que os standards GS1 não têm vínculos específicos a determinados equipamentos ou sistemas de aplicação, os dados capturados podem ser partilhados entre sistemas e organizações, garantindo a interoperabilidade.

Stories of successful implementations of GS1 standards

Identificação única de doentes e profissionais de saúde

Transparência dos cuidados prestados

A identificação clara de doentes e profissionais de saúde, permitindo uma maior rastreabilidade de todo o processo de prestação de cuidados, torna-o mais seguro e melhora significativamente a eficiência da prestação de cuidados, alocando os profissionais a tarefas em que realmente fazem a diferença e dispensando-os de procedimentos administrativos desnecessários, eliminando-os, agilizando-os ou simplesmente automatizando-os pela interoperabilidade dos standards.


O GS1 Global Service Relation Number (GSRN), um identificador único global utilizado para identificar actores – pacientes e prestadores de serviços, está integrado num código bidimensional GS1 Datamatrix para permitir a identificação automática de dados através da sua leitura, com equipamento específico, no ponto de prestação de cuidados de saúde ou de utilização. Os dados são então capturados e atualizados no relatório dos doentes ou dos profissionais de saúde prestadores de cuidados, em tempo real, para garantir a consistência e o rigor.

Benefícios:
Segurança dos doentes

disponibiliza uma identificação rigorosa do doente antes de qualquer intervenção;

Rastreabilidade

garante que o medicamento ou dispositivo médico é administrado ao doente a que se destinam;

Atualização do resgisto eletrónico do doente:

atualiza em tempo real do processo do doente com os medicamentos administrados ou atos médicos a que se procedeu;

Validação dos pretadores de cuidados:

valida préviamente dos prestadores de cuidados, antes da intervenção ou da administração de medicamentos a doentes;

Ganhos de tempo

abrevia e automatiza procedimentos administrativos abreviados e automatizados, libertando tempo aos profissionais de saúde para a prestação de cuidados de saúde;

Gestão de recursos

acesso pelas estruturas de gestão e coordenação aos recursos humanos e outros envolvidos em cada prestação de cuidados, permitindo a previsão e mais eficiente gestão.

Identificação de produtos: o produto certo para cada doente, quando necessário.


A rastreabilidade dos produtos, do local de produção ao ponto de prestação de cuidados de saúde.
O GTIN – Global Trade Item Number é utilizado para a identificação única de produtos, dispositivos médicos e equipamentos à medida que estes se movimentam na cadeia de valor ou no processo de prestação de cuidados a doentes. Este nível de transparência significa que produtos e dispositivos médicos podem ser associados ao doente a quem são administrados, permitindo uma mais rigorosa análise dos resultados e significativo aumento da sua segurança.


Para além disso, garante também a possibilidade de monitorização e localização após introdução no mercado, para o caso de ser necessário proceder a uma recolha, garantindo, nessas circunstâncias, a rápida retirada do mercado de produtos ou lotes de produto que não cumpram critérios de qualidade.
O GTIN, associado a outros atributos como o lote e número de série, é também um mecanismo de garantia de autenticidade, permitindo identificar e retirar produtos falsificados ou contrafeitos que tenham sido introduzidos na cadeia de valor.

Identificação de localizações: o local certo, à hora certa, em qualquer momento.

O GLN – Global Location Number (GLN) é um instrumento de eficiência e transparência da cadeia de valor e segurança dos doentes. É um código GS1 que permite reconhecer e determinar a localização de entidades, estruturas e, dentro destas, localizações específicas ou ativos, como macas ou ventiladores, em ambiente hospitalar, por exemplo.


Pode ser utilizado para identificar um fornecedor específico (entidade), um hospital (edifício), as respetivas unidades, enfermarias ou mesmo uma prateleira de armazém ou mesa de cabeceira de um paciente em particular.

Porquê utilizar GLN?

O GLN – Global Location Number (GLN) é um instrumento de eficiência e transparência da cadeia de valor e segurança dos doentes. É um código GS1 que permite reconhecer e determinar a localização de entidades, estruturas e, dentro destas, localizações específicas ou ativos, como macas ou ventiladores, em ambiente hospitalar, por exemplo.


Pode ser utilizado para identificar um fornecedor específico (entidade), um hospital (edifício), as respetivas unidades, enfermarias ou mesmo uma prateleira de armazém ou mesa de cabeceira de um paciente em particular.

Codificação na Saúde

Do fabricante ao paciente, a identificação, captura e partilha de dados é feita através de vários identificadores-chave, que permitem a visibilidade ao longo de toda a cadeia de valor.

O setor da saúde tem um nível de exigência em rastreabilidade que recomenda a codificação bidimensional, em vez do tradicional código de barras, a codificação linear. A codificação bidimensional, contém mais informação, para além da identificação do produto, nomeadamente, o número de lote, o número de série, a data de produção ou data de validade, através do recurso a identificadores de informação, conhecidos como Identificadores de Aplicação (IA).

Com o leitor, esta informação é capturada em tempo real no ponto de prestação de cuidados ou de utilização, onde pode ser armazenada num sistema de gestão de inventários ou diretamente no registo eletrónico do doente.
As simbologias que permitem transportar toda esta informação mais utilizadas no setor da saúde são o GS1 Datamatrix e o GS1-128, que integram os referidos identificadores de aplicação (IA).

Apoio ao cumprimento da legislação em vigor

A GS1 Portugal é parceira das organizações com intervenção no setor da saúde apoiando-as no cumprimento dos requisitos legais e na adoção de standards GS1, com vista à otimização da eficiência e da segurança na prestação de cuidados a doentes.

 

A Diretiva Comunitária 2011/62, relativa à prevenção da falsificação e rastreabilidade de medicamentos introduziu a obrigatoriedade de adoção de dispositivos de segurança que permitam verificar a autenticidade e integridade de cada embalagem de medicamentos. A GS1 Portugal dispõe de uma equipa especializada e de diversas ferramentas e mecanismos de apoio às empresas a operar neste segmento do setor da saúde para a transposição das normas previstas na Diretiva. Fale connosco!

 

Num mercado global, a correta identificação e rastreabilidade dos medicamentos, dispositivos médicos e outros produtos de saúde, da produção à administração aos doentes, é determinante. A União Europeia tem em curso a adoção faseada de um novo enquadramento legislativo que prevê que todos os dispositivos médicos comercializados na UE passem a dispor de um identificador único (UDI – Unique device Identifier). A GS1 AISBL está acreditada como entidade emissora de UDI no contexto europeu. Quer saber como? Contacte-nos.

O que são os UDI?

Os UDI são identificadores que integram um sistema internacional de identificadores únicos de dispositivos médicos e dispositivos médicos de diagnóstico in vitro. Todos os agentes destas cadeias de valor são visados e devem cumprir com o previsto na legislação comunitária.

Este sistema facilita a rastreabilidade de dispositivos médicos e dispositivos médicos de diagnóstico in vitro para uma mais eficiente monitorização do mercado, durante todo o ciclo de vida do produto.

Garanta a conformidade dos seus dispositivos com os requisitos de identificação.

Casos de Sucesso na Aplicação de Standards GS1

Centro Hospitalar Lisboa Norte

No armazém central do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, os standards GS1 foram instrumento de dois projetos-piloto, um dos quais com o INFARMED. Conheça o processo e os resultados.

Hospital de Cascais - Grupo Lusíadas Saúde

Como evitar erros e insegurança no circuito do medicamento? O Hospital de Cascais mostra como o uso de um código GS1 funciona para garantir a rastreabilidade e segurança do paciente, desde a prescrição até ao momento da administração do medicamento.

Caso Well’s

Um projeto português de colaboração entre a GS1 Portugal e a MC-Wells foi destacado no Healthcare Reference Book – uma publicação coordenada pela GS1 Healthcare que inclui apenas os casos de estudo mais relevantes de aplicação de standards no setor da saúde a nível mundial.