SISTEMA GS1

Um sistema de normas global...

O Sistema GS1 é um conjunto de standards globais (códigos) que identificam, capturam e partilham informação de ativos – produtos, locais, pessoas, entre outros – construindo uma linguagem comum entre parceiros de negócio.

É um sistema de normas global capaz de tornar mais eficientes, competitivas e sustentáveis as relações comerciais.

O Sistema GS1 é gerido, em Portugal, pela GS1 Portugal. Os standards (códigos) GS1 são atribuídos para utilização dos nossos associados e essa utilização depende do cumprimento das regras aplicáveis a cada standard, para promover o correto funcionamento das relações comerciais.

Como?

O Sistema GS1 é formado pelos standards GS1 que permitem a identificação, captura e partilha de informação de produtos, serviços, empresas, pessoas e localizações.

Para quê?

Para criar cadeias de abastecimento mais ágeis, eficientes e sustentáveis. O Sistema GS1, ao funcionar de forma aberta (todas as empresas podem utilizar) e integrada, ajuda a criar uma linguagem global para os negócios. 

Desta forma, os dados são partilhados e ficam acessíveis a todos os agentes das cadeias de abastecimento, da origem ao consumidor final.

O Sistema GS1 ajuda assim a criar transparência, visibilidade e rastreabilidade em qualquer setor.

IDENTIFICAR
dados ativos de negócio de forma única, inequívoca e global. Conheça as Chaves de identificação GS1.
CAPTURAR
dados de negócio de forma automática, rápida e eficaz. Conheça os
Transportadores de Dados GS1.
PARTILHAR
dados de forma segura, confidencial e sustentável. Saiba quais os
Formatos eletrónicos GS1 de transação.

Código de Barras

E muito mais...

O código de barras é o standard mais conhecido da GS1, concebido em 1973 por empresas produtoras e de retalho, nos Estados Unidos, e utilizado atualmente por milhões de empresas em todo o mundo.

Desde então, as exigências dos negócios, a especificidade dos vários setores, a tecnologia e a globalização impulsionaram o Sistema GS1, tornando-o cada vez mais abrangente e transversal. Da codificação para o setor do retalho e bens de consumo, na sua génese, evoluiu para se tornar pertinente e acrescentar eficiência também noutros setores: saúde, setor dos transportes e logística ou setor financeiro passaram a beneficiar de um sistema uniformizado e global.

GS1 DataMatrix

Código bidimensional GS1

O GS1 DataMatrix é um código bidimensional que permite agregar grande quantidade e diversidade de informação num espaço físico muito restrito e cuja leitura se processa com equipamentos ou aplicações que recorrem a câmara fotográfica.

 

Trata-se de uma codificação que pode ser aplicada diretamente nos produtos, componentes ou peças individuais, independentemente do respetivo material ou dimensão, sem necessidade de impressão e colocação em suporte papel. Nesses casos, o código é gravado/impresso a laser diretamente sobre a superfície do produto, garantindo que não é apagado ou rasurado, mesmo sob condições operacionais ou de manipulação adversas. O GS1 Datamatrix é adequado para produtos ou unidades logísticas cujas​ características não permitem a utilização de códigos de barras convencionais.

Exemplo disso são os medicamentos e dispositivos médicos, uma vez que o GS1 Datamatrix pode conter número de série, lote e validade, informações variáveis contidas em identificadores de aplicação GS1, num formato compacto que pode ser impresso mesmo em produtos de dimensão muito reduzida.

Por esse motivo, o GS1 Datamatrix é amplamente adotado no setor da saúde, permitindo a otimização de processos, maior eficiência e o reforço da segurança do paciente, pelo significativo aumento da rastreabilidade dos produtos ao longo da cadeia de valor.

Os mesmos princípios têm levado a que seja cada vez mais adotado também em unidades logísticas, no setor dos transportes, e que tenha vindo a motivar alguns projetos piloto no setor do retalho e bens de consumo.

Um sistema único, inequívoco e global

Os benefícios são claros e vão muito além da rapidez no do ponto de venda:

Redução de erros

(de expedição, de faturação, de gestão de stocks, entre outros)

Rapidez

Rapidez nos processos administrativos, na partilha de informação dos produtos, no escoamento

Rentabilidade
Crescimento de negócio
Qualidade
Sustentabilidade

É por isso que na GS1 Portugal acreditamos no potencial dos standards para melhorar a forma como trabalhamos e vivemos.