Apenas 12 concelhos não possuem lojas da grande distribuição

Os dados disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest mostram que a grande distribuição mantém tendência crescente no país e que apenas 12 concelhos não possuem nenhuma destas lojas.

Fonte : Marktest

A informação recolhida diretamente pela Marktest junto das várias insígnias da grande distribuição (alimentar e especializada) e disponível no sistema de geomarketing Sales Index e na sua aplicação web Municípios Online, mostra que, em 2018, existiam no país um total de 3847 lojas de 35 insígnias da grande distribuição.

Este valor corresponde a uma mais que duplicação dos números de 2009, quando se contavam 1678 estabelecimentos de 36 insígnias.

Lojas das insígnias da grande distribuição
 
Fonte: Marktest, Sales Index 2019

O Minipreço, com 534 lojas, é a insígnia com maior rede, presente em 203 dos 308 concelhos do país. O Pingo Doce é a segunda insígnia com mais lojas, 421, e está presente em 159 concelhos do país. Na terceira posição, estão os supermercados Amanhecer, com 356 lojas em 143 concelhos do país.

Se a estas três insígnias juntarmos as redes do Meu Super, Continente e Lidl, obtemos mais de metade das lojas da grande distribuição (55%).

As insígnias da grande distribuição estão presentes em quase todo o território. Apenas em 12 concelhos não existe nenhuma destas lojas. Lisboa, com 240 lojas, e Sintra, com 119, são os concelhos com maior número destes estabelecimentos, a que se juntam Vila Nova de Gaia e Porto, com 91 e 90 lojas, respetivamente.

Em média, no país, existem quase 4 lojas destas insígnias por 10 mil habitantes e cada loja serve uma população média de 2675 habitantes. Essa média supera os 11 mil habitantes em Óbidos e os 10 mil habitantes em Machico.

Os dados desta análise foram recolhidos pela Marktest em setembro de 2018 através das páginas de internet das seguintes insígnias: Agriloja, Aki, Aldi, Amanhecer, Bolama, Bricomarché, Clarel, Conforama, Continente, Coviran, Decathlon, Intermarché, El Corte Inglés, Fnac, Froiz, Ikea, Jumbo, E.Leclerc, Leroy Merlin, Lidl, Max Mat, Media Markt, Meu Super, Minipreço, Mo, Pingo Doce, Pollux, Rádio Popular, SPAR, Sport Zone, Staples, Supercor, Well’s, Worten e Zippy. A insígnia Jumbo inclui Jumbo, Pão de Açúcar e My Auchan.

Os dados estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992 e na sua aplicação web Municípios Online.