Entrevista: “Queremos que as empresas nos vejam como um parceiro de confiança também na garantia da qualidade dos dados”

Serviços

Num momento em que o comércio eletrónico ganha expressão em Portugal e no mundo, garantir a fiabilidade, a segurança e a rapidez na partilha de informação dos produtos tornou-se vital para as empresas. Neste cenário, a GS1 tem vindo a apostar na qualidade dos dados, enquanto área indispensável para o sucesso dos negócios. A nível local, em 2019, a GS1 Portugal reforçou a equipa de qualidade de dados com a criação de uma nova área: Data Quality. Atualmente, as duas equipas colaboram de forma complementar para dar uma resposta completa às empresas Associadas da organização, atuando como o parceiro de confiança na garantia da qualidade dos dados.

Em entrevista, Raquel Abrantes, Gestora de Qualidade de dados e Filipe Esteves, Gestor de Serviços Validata, ambos da GS1 Portugal, falam sobre a importância da qualidade dos dados e de que forma a GS1 Portugal está a apoiar as empresas nesta área.

Observatório Tendências: Data Quality é uma nova área na GS1 Portugal. Porquê a criação desta área?

GS1 Portugal: A qualidade dos dados é um tema chave comum a todas as empresas, em todos os setores de atividade. Atualmente, o desafio não está apenas na capacidade de recolha e armazenamento da informação, mas sobretudo em garantir que os dados estão aptos a serem usados e que possuem a relevância esperada.

Seguindo esta tendência, a qualidade dos dados é também uma das prioridades da GS1 Portugal, pelo que a criação da equipa de Data Quality visa assegurar que a informação de produto recolhida, revista, validada e/ ou partilhada pela GS1 Portugal cumpre os princípios fundamentais da qualidade dos dados: informação completa, rigorosa, precisa, datada e baseada nos Standards GS1.


“Atualmente, o desafio não está apenas na capacidade de recolha e armazenamento da informação, mas sobretudo em garantir que os dados estão aptos a serem usados e que possuem a relevância esperada.”


Observatório Tendências: Quais os objetivos desta área? Quais as principais atividades da equipa?

GS1 Portugal: O objetivo da área de Data Quality é assegurar que os dados de produto partilhados entre os diferentes agentes das cadeias de valor possuem a qualidade necessária para o fim a que se destina.

Assim, a equipa Data Quality define os princípios e regras para que a qualidade dos dados seja assegurada; enfatiza a importância da qualidade dos dados junto dos diferentes elos da cadeia de abastecimento; analisa e procura entender o estado dos dados dos produtos; confirma a correta utilização dos Standards GS1 na codificação de toda a hierarquia do produto (unidade, caixa e palete); verifica a conformidade entre a informação do produto digital e a informação do produto real, tanto a nível de dados logísticos e volúmicos, como a nível da informação contida na rotulagem; confirma que a informação legalmente obrigatória se encontra corretamente presente no rótulo e foi devidamente transposta para a plataforma de sincronização de dados Sync PT; assegura o serviço de carregamento manual ou automático da informação de produto; e, por último, auxilia e promove a correta utilização da plataforma de sincronização global de dados, através da prestação  de suporte ao Associado e do desenvolvimento de ações de formação.

Observatório Tendências: Qual a relação entre esta nova área e o serviço Validata?

GS1 Portugal: Complementar. Isto é, as equipas Data Quality e Validata colaboram para atingir um objetivo comum: oferecer um serviço especializado e profissional ao Associado que visa contribuir para a melhoria da qualidade dos dados partilhada entre fornecedores, distribuidores e retalhistas.

O Validata já existia enquanto serviço desde 2015. No entanto, e face à exigência, cada vez mais acentuada, de dados com qualidade, era necessária uma equipa que estivesse atenta a todas as dimensões da informação dos produtos: regulamentares, boas práticas de mercados e necessidade dos consumidores.

Foi assim que nasceu, em 2019, a área de Data Quality, com o intuito de melhorar a resposta aos desafios enfrentados pelas empresas nossas Associadas. Esta nova área é, sem dúvida, um dos pilares essenciais ao Serviço Validata.

Observatório Tendências: Quais os desafios atuais na garantia da qualidade dos dados?

GS1 Portugal: Atualmente, a qualidade dos dados dos produtos é um ativo vital para as empresas. Garantir informação completa, rigorosa, precisa, datada e baseada nos Standards GS1 é um dos requisitos que ajuda a garantir a segurança, transparência e confiança de qualquer negócio.

Os principais desafios da atualidade são: a manutenção da uma base de dados com informação correta e completa para facilitar a partilha entre parceiros de negócio; o alinhamento desses mesmos dados entre os diferentes parceiros de negócio; a criação do gémeo digital, ou seja, transpor a informação do produto real para o digital; e, garantir a circulação dos dados, corretos e completos, do produtor ao consumidor final.


Os principais desafios da atualidade são manter, alinhar e partilhar dados de qualidade, quer no produto físico quer no seu gémeo digital.


As empresas não podem ignorar um consumidor cada vez mais exigente no que concerne à informação sobre os produtos. O comércio online veio intensificar esta exigência por ser um meio onde o consumidor deve ter acesso a toda a informação sobre o produto. Transpor a informação do produto real para o digital – isto é, criar o gémeo digital – é incontornável. Esta realidade exige uma resposta rápida e eficaz das empresas, com impacto em todas as áreas de negócio: comerciais, marketing, logística, entre outras.

Observatório Tendências: Podemos considerar as imagens de produto como parte da informação dos mesmos?

GS1 Portugal: Sem dúvida. É por isso que também a captura e tratamento de imagens são um dos componentes do serviço Validata. Atualmente, através de uma equipa especializada, vamos mais além e fazemos a criação de um conjunto completo de imagens de alta qualidade para marketing (website e catálogos) e planogramas (alocação de produto no linear de loja).

 

O que é o Validata?

Serviço que facilita a recolha, análise e partilha da informação indispensável à comunicação dos dados dos produtos, entre parceiros de negócio, facilitando a informação ao consumidor.

O Validata é um serviço que permite a criação de um conjunto de imagens de qualidade e a digitalização e análise dos dados de acordo com a legislação em vigor e as melhores práticas de mercado, garantindo a qualidade da informação.

É um serviço baseado em Standards GS1.

Mais informação em gs1pt.org/qualidade-dos-dados-560-validata/

Contactos Qualidade dos Dados

Data Quality

Raquel Abrantes: r.abrantes@gs1pt.org

Validata

Filipe Esteves: f.esteves@gs1pt.org

Apoio ao Associado

Segunda a Sexta | 09h00 às 18h00: +(351) 21 752 07 40