Sustentabilidade: o que andam as empresas a fazer?

Esta será uma das tendências exploradas na 7ª edição dos Estudo dos Níveis de Serviço (ver Estudos) da GS1 Portugal, que avalia a relação – logística e operacional – entre fornecedores e retalhistas na área do Grande Consumo.

A sustentabilidade será uma das macrotendências comentadas pelos participantes: impactos, ações já implementadas, inovação e qual futuro são tópicos que vão ser abordados, numa altura em que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a pegada ambiental das marcas.

As macrotendências nas Operações, na Colaboração e na utilização de Standards são as três áreas a comentar pelos participantes, subdivididas em temáticas mais específicas como:  desafios do novo consumidor, drivers do futuro, economia colaborativa, entre outras.

Como referido na edição anterior do Observatório de Tendências, a 7ª edição dos Estudo dos Níveis de Serviço da GS1 Portugal inclui algumas novidades, como por exemplo a avaliação mais detalhada dos retalhistas.

ALGUMAS CURIOSIDADES
  • 94% dos consumidores realizam uma pesquisa online sobre o produto antes de o adquirir na loja física;
  • Observa-se uma melhoria da eficiência na indústria com a utilização de robots;
  • Graças à advanced analytics não existirão ruturas de stock nas prateleiras;
  • 70% dos consumidores europeus estão a consumir cada vez mais alimentos saudáveis;
  • Transportar 1m3 de ar custa 1,60€ cada 100km;
  • Mais de 5% de paletes ultrapassam a superfície útil

Desenvolvemos o mesmo tipo de estudo no setor do Grande Consumo para a área Comercial. Participe e tenha acesso a um relatório detalhado sobre como pode melhorar a relação com os seus clientes.